Google+

10 situações que vão exigir uma auditoria no seu negócio

O serviço de auditoria contábil ou financeira tem seu investimento. Portanto, a necessidade deve ser bem avaliada. Conhecer este momento é a maior dificuldade dos empresários cujas preocupações vão se acumulando ao longo dos desafios enfrentados, principalmente nos quesitos contábeis, financeiros e de fluxo de caixa.

Premiumbravo-10-situacoes-que-vao-exigir-uma-auditoria-no-seu-negocio

É importante ter em mente que o auditor pode ajudar o empreendedor a entender quais são os principais fatores de risco do seu negócio do ponto de vista operacional, contábil e financeiro. Quais controles internos, práticas contábeis e financeiras precisam ser trabalhados para dar maior segurança à situação patrimonial e continuidade dos negócios? Qual é o nível de risco que esses controles apresentam? São questões que o auditor ajuda a responder.

Nesse sentido, antes de contratar um serviço de auditoria, o empresário precisa estar atento à situação em que a sua empresa se encontra e pontuar quais são as suas principais dificuldades. Listamos 10 indícios que podem levar sua empresa a precisar de uma auditoria:

  1. Conhecimento da realidade patrimonial da empresa, segundo práticas contábeis adequadas;
  2. Suspeita de desvios de recursos financeiros;
  3. Necessidade de reorganização dos processos internos;
  4. Elevado custo fiscal;
  5. Reorganização por necessidade de crescimento;
  6. Apoio na implementação de controles e procedimentos internos;
  7. Reorganização por necessidade de novos investidores;
  8. Perda do controle de contas a receber e elevado índice de inadimplência;
  9. Atendimento a órgão regulador ou investidor;
  10. Integração dos sistemas de informação;

A auditoria contábil e financeira é normatizada por órgãos reguladores que orientam o auditor na execução dos seus trabalhos, sejam em auditoria independente das demonstrações financeiras, com emissão de opinião, seja em auditoria com propósito específico ou procedimentos previamente acordados.

fonte: exame.abril.com.br

Voltar