Google+

Controle de Ativo Fixo

"Quando não há controle perde-se a possibilidade de identificar o que está sendo desviado esucateado, não permitindo assim a identificação de perdas que podem ser impactantes."

O Controle do Ativo Fixo de uma Companhia envolve mais que apenas uma base de dados com o registro dos bens.  Todos os processos envolvendo movimentação de itens, aquisições, baixas e transferências são partes integrantes da atividade. Existe a importância de se manter um processo efetivo de controle e também a aderência às exigências da portaria nº 13 de 28/12/95 da Secretaria da Receita Federal, que tornou obrigatória a apresentação dos arquivos magnéticos com os itens do patrimônio individualizados, é a Lei 11.638/2007.

A garantia de um processo efetivo de controle de Ativo Físico deve ter como base as seguintes observações:

  • Implantar e manter controle individualizado dos bens patrimoniais, com a utilização de plaquetas de identificação com o registro através de códigos de barras e logotipo da Companhia;
  • Manter o controle dos bens por Empresa ou Centro de Custo, Departamento e Localização.
  • Aplicar um programa de fomento do zêlo na utilização, manutenção e conservação dos bens da empresa;
  • Controle sobre bens instalados e mantidos em poder de terceiros;
  • Desenvolver e aplicar uma rotina de inventário físico periódico;
  • Desenvolver e aplicar uma rotina de revisão do estado dos itens que compõem o Ativo Físico; e

Desenvolver e aplicar uma Norma de Procedimentos efetiva que apresente as instruções e diretrizes de forma clara para a aplicação das melhores práticas de controle de Ativo Físico.

Inconsistências nos registros contábeis e de controle de Ativo Físico geram dúvidas quanto ao patrimônio da Companhia, impactando na credibilidade da empresa e de seus administradores.

Quando não há controle não é possível identificar o que está sendo desviado esucateado, não permitindo assim a identificação de perdas que podem ser impactantes.

O controle sobre o Ativo Físico de uma Companhia evita ou mitiga prejuízos, inclusive de sanções fiscais.


Entre em contato para mais informações. Estamos a disposição para assessorá-lo neste assunto.