Google+

Diretor de Governança da Petrobrás falará sobre ética no Congresso de Auditoria Interna

João Elek Júnior é reconhecido pelo mercado como um dos principais responsáveis pela nova fase de transparência e combate à corrupção na gigante estatal

No próximo dia 28 de novembro, centenas da auditores de todo o país terão acesso a uma síntese de resultados positivos, obtidos desde 2015, quando a diretoria de governança foi criada pela estatal com o intuito de evitar eventuais práticas irregulares, numa resposta à Operação Lava Jato. A apresentação de João Elek Júnior, diretor de Governança e Conformidade (DGC) da Petrobrás, acontecerá na abertura do segundo dia do Conbrai – Congresso Brasileiro de Auditoria Interna, conferência que acontecerá entre os dias 26 e 29 deste mês, no Rio de Janeiro.

Tido como um dos principais protagonistas pelas mudanças de gestão da estatal, Jõao Elek tem afirmado que a corrupção em larga escala acabou na Petrobrás. “A operação fez com que a empresa se abrisse e hoje já não há mais pessoas intocáveis na companhia”, lembra o executivo. Em sua apresentação ‘O papel da auditoria interna e seus quesitos para o sucesso’ ele mostrará o que tem sido feito para recolocar a governança nos trilhos, bem como as conquistas recentes e as futuras ações de sua diretoria.

Para Braselino Assunção, diretor geral do IIA Brasil – Instituto dos Auditores Internos do Brasil - entidade promotora do congresso, a apresentação será um retrato esperançoso sobre a mudança cultural histórica que vive o país. “A Lava Jato é um marco que tem impulsionado as empresas a investirem em governança e transparência. João Elek trará um cenário otimista, que comprova ser possível avançarmos nos níveis de ética corporativa”, comenta Assunção.

Riscos em foco

Outro keynote speaker do Conbrai, será Jerri Ribeiro – sócio da PwC. O executivo traçará um panorama sobre o novo Coso ERM – sigla em inglês para: Comitê das Organizações Patrocinadoras da Comissão Treadway. Recentemente houve mudanças nas estruturas publicadas por eles sobre a Metodologia de Gerenciamento de Riscos Empresariais (ERM) e quanto as performances estratégicas a serem adotas por companhias globalmente. Ribeiro mostrará quais alterações merecem atenção redobrada, dentro da realidade do mercado brasileiro.

São esperados quase 800 profissionais durante o congresso, o que o tornará o maior da carreira já realizada na América Latina. Serão mais de 30 painéis com temas sobre Lava Jato, Lei Anticorrupção, compliance, auditoria governamental, prevenção a fraudes e auditoria de TI. A ética corporativa também será destaque em dois calorosos debates durante a conferência.

Serviço
Conbrai – 38º Congresso Brasileiro de Auditoria Interna
Quando: 26 a 29 de novembro
Local: Riocentro - Av. Salvador Allende, 6555 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro/RJ
Inscrições e informações: eventos@iiabrasil.org.br – Tel.: (11) 5095-4045 - conbrai.com.br

Sobre o IIA Brasil

O Instituto dos Auditores Internos do Brasil completou 56 anos de fundação sendo uma das cinco maiores entidades da carreira do planeta, entre os 190 países afiliados ao The Institute of Internal Auditors – IIA Global, a mais importante associação do setor no mundo. Referência na América Latina, o IIA Brasil auxilia na formação de outros Institutos como o IIA de Angola. No Brasil, a entidade coordena todo o processo de obtenção de certificações internacionais, como o CIA (Certified Internal Auditor), além de promover debates, cursos técnicos, seminários e o Conbrai – Congresso Brasileiro de Auditoria Interna.

Fonte: http://www.segs.com.br