O início de um novo ano é uma ótima oportunidade para as empresas realizarem uma avaliação de seus processos e estabelecerem metas para o próximo período. O planejamento estratégico é um processo fundamental para garantir o sucesso de uma organização, pois permite a definição de objetivos e a criação de um plano de ação para alcançá-los.
Dessa forma, você vai ter a oportunidade de entender onde a sua empresa está e onde quer chegar, além de realizar auditorias que mostre o que precisa ser aperfeiçoado. Assim, as metas anuais são definidas, o que contribui para que haja o desmembramento do que deve ser conquistado ao longo de todos os meses.
Neste material, você vai conferir mais informações a respeito do que é um planejamento estratégico e quais são as dicas que devem ser levadas em consideração para elaborar um. Confira!
Por que realizar um planejamento estratégico no início de cada ano?
Primeiro, é importante entendermos alguns dos diferenciais de realizar um planejamento estratégico da empresa no início de cada ano. Saiba mais!
Conhecimento da empresa e de mercado
Para realizar um planejamento eficaz, é importante considerar aspectos internos e externos da empresa, como recursos humanos, financeiros e tecnológicos disponíveis, bem como o mercado em que a organização atua e suas tendências. Além disso, é fundamental estabelecer metas claras, mensuráveis e alcançáveis, para que seja possível avaliar o progresso da empresa ao longo do ano.
Boa definição de objetivos
O planejamento de início de ano é um momento essencial para as empresas, pois permite a definição de direção e a criação de uma estratégia para alcançar os objetivos estabelecidos. Portanto, não deixe para depois e comece o ano com o pé direito, estabelecendo metas claras e um plano de ação para alcançá-las.
Construção de uma boa cultura organizacional
Cultura organizacional forte pode trazer excelentes resultados a um negócio. Por meio dela, você vai contratar colaboradores que realmente se sentem pertencentes aos seus objetivos, às metas a longo prazo e as valores que o seu negócio tem. Além disso, a missão e a visão também estarão bem definidas, de modo que cada pessoa de diferentes times, independentemente do contexto de carreira, terá a compreensão sobre o motivo de seu negócio estar no mercado.
Pessoas com um mesmo propósito
Imagine a seguinte situação: uma organização define como objetivo dobrar de tamanho. No entanto, esse objetivo não é comunicado para as outras áreas. Ou seja, a empresa possui uma visão clara de onde quer chegar, mas as pessoas não estão alinhadas nessa mesma direção.
Dessa forma, dificilmente o resultado será alcançado, pois os times não trabalharão de forma conjunta para atingir essa meta. Com o planejamento estratégico, esse objetivo é desdobrado para as diferentes áreas, alinhando esforços e impactando diretamente nos resultados positivos da organização.
Promover uma visão de longo prazo
Não se deve esquecer que o planejamento estratégico também constrói uma visão de longo prazo. Utilizando o mesmo exemplo acima, suponhamos que a empresa quer crescer 20x ao longo de 10 anos. Com isso, em uma visão de curto prazo, precisa dobrar o faturamento recorrente. Com essa visão de longo prazo, ano a ano o planejamento é revisitado e os planos criados de acordo com o objetivo daquele período.
Mas como fazer um planejamento estratégico eficaz?
Agora que você já sabe que precis aalinhar aspectos internos e externos da empresa para realizar um planejamento estratégico de forma efetiva, chegou o momento de entendermos como é possível realizá-lo em seu negócio. A seguir, selecionamos algumas dicas práticas. Confira!
Defina os objetivos da empresa
O primeiro passo é estabelecer os objetivos a serem alcançados a longo prazo. Esses objetivos devem ser mensuráveis, alcançáveis e alinhados com a missão e os valores da empresa;
Faça uma análise do ambiente externo
É mportante conhecer o mercado em que a empresa atua, bem como as tendências e os desafios que enfrentará no futuro. Para isso, é possível utilizar ferramentas como a análise PESTEL, que avalia fatores políticos, econômicos, sociais, tecnológicos, ambientais e legais.
Com o objetivo de entender sobre esse ambiente externo, analise dados relevantes sobre a sua área, entenda quais são as oportunidades de mercado que o seu negócio atua e se existem riscos de curto e longo prazo. Exemplo: se uma empresa que adquire muitos insumos do exterior, consequentemente vai ser afetada caso haja alta do dólar. Esse é um fator a ser considerado como um desafio para o crescimento e as ações levarão esse tópico em consideração.
Analise as forças e fraquezas da empresa
É preciso conhecer os recursos e as capacidades da empresa, bem como as áreas em que precisa melhorar. A análise SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) pode ser útil neste sentido.
Com o objetivo de analisar as forças, faça uma avaliação junto às pessoas estratégicas de seu negócio com o intuito de identificar o que a sua organização faz bem atualmente, como ela se destaca em relação aos concorrentes, além de avaliar sua maior força apontada pelos próprios clientes (caso haja um contínuo feedback por parte de sua base, caso contrário é possível fazer uma pesquisa para ter dados realmente confiáveis).
Quanto às fraquezas, faça a mesma análise no sentido contrário: o que não faz bem, em que está atrás dos concorrentes, quais são os recursos internos que precisam ser aperfeiçoados etc.
Estabeleça metas e estratégias
Com base nas informações coletadas nas etapas anteriores, é possível definir as metas a serem alcançadas e as estratégias para chegar até elas. É importante que essas metas sejam mensuráveis e alcançáveis, para que seja possível avaliar o progresso da empresa ao longo do tempo.
Caso o seu negócio nunca tenha atuado com metas e objetivos separados por áreas, é importante iniciar aos poucos. Trabalhe com metas específicas em um primeiro momento, de modo que o time se oriente por elas, além de estabelecer prazos razoáveis. Se as metas forem inalcançáveis e os prazos difíceis de serem cumpridos dentro da realidade da empresa, pode haver desmotivação de seu time de colaboradores, o que impacta bastante para cumprir com as demais entregas.
E, claro, fazer o controle dos resultados, que abordaremos sobre isso mais adiante.
Implemente o plano de ação
Depois de definidas as metas e as estratégias, é preciso criar um plano de ação detalhado, que estabeleça as atividades a serem realizadas e os responsáveis por elas. Esse plano deve ser monitorado de forma constante, para garantir que as metas estão sendo alcançadas de acordo com o previsto.
Faça o controle de resultados
O planejamento estratégico desenha as ações necessárias que seu time precisa criar em determinado período de tempo de acordo com a governança. No entanto, é importante que essas atividades sejam revisitadas mês a mês, justamente para entender o que vem dando certo e o que precisa ser aperfeiçoado.
O plano não é imutável e nem mesmo dura para sempre. Se enxergar que as metas desenhadas foram subestimadas, existe a possibilidade de traçar um desafio maior para a sua equipe. Da mesma, se os planos de ação impactam pouco nos resultados, o seu time vai traçar outras estratégias que realmente façam sentido para o objetivo anual e de longo prazo.
Busque empresas para se inspirar
Hoje, grande parte das empresas contam com um planejamento estratégico muito bem estruturado. Fazer benchmarkings, nesse cenário, será importante para:
entender quais foram os primeiros passos que aquela empresa deu para desenhar um plano de ação e atingir os resultados esperados;
conhecer os itens que não deram certo e o que foi feito para melhorar esse resultado;
adaptar as estratégias de acordo com a realidade de sua empresa;
conhecer ações de comunicação que foram feitas para toda a equipe, entre outros.
Elabore um cronograma
Para que você revisite toda essa estratégia de forma contínua e entenda quais ações devem ser priorizadas em determinado período de tempo, é preciso contar com um cronograma. Nele, a sua equipe vai definir cada etapa com um prazo máximo de entrega, avaliar quais das ações são correlacionadas, além de considerar o que é preciso entregar de demanda para que as ações realmente façam sentido à sua realidade.
O planejamento estratégico é para todo o time?
Conforme abordamos ao longo do material, o planejamento estratégico é um processo contínuo, que deve ser revisado e atualizado periodicamente, para garantir que a empresa esteja alinhada com as mudanças do mercado e com os objetivos estabelecidos. Com um planejamento bem estruturado, é possível alcançar o sucesso e a sustentabilidade da empresa a longo prazo.
Um tópico que deve ser discutido a todo momento com a sua equipe é que não se trata de uma atividade exclusiva da alta administração da empresa. Todos os colaboradores podem e devem participar do processo, pois cada um tem conhecimentos e experiências importantes para contribuir com o sucesso da organização.
Quando bem elaborado, é fundamental para garantir o sucesso de qualquer empresa. Ele permite a definição de objetivos a longo prazo, a criação de uma estratégia para alcançá-los e o monitoramento constante do progresso da empresa. Portanto, não deixe de investir tempo e esforço neste importante processo.
Se você deseja saber ainda sobre como a auditoria interna pode contribuir para refinar seu planejamento estratégico, continue no blog e acompanhe nosso outro material!