Gigantes da Tecnologia limitam exposição dos funcionários a seus serviços
Empresas do setor começam a pensar em limites à tecnologia - Eraldo Peres / AP
WASHINGTON- Os efeitos sobre a atenção dos funcionários causados pelo dilúvio de mensagens de e-mail, notificações em redes sociais e outras distrações da internet está levando executivos das grandes empresas de tecnologia a buscar estratégias para evitar os “vícios” em serviços que eles mesmos criaram.
No Google, alguns funcionários já aderiram a ferramentas que restringem o tempo gasto respondendo e-mails. Entre as novidades, um software tem se popularizado ao permitir que as pessoas agendem “bloqueios” no e-mail para impedi-las de acessar mensagens em determinados momentos. Ele pode esconder notificações de novos e-mails por períodos específicos.
Slava Rubin, cofundador do site de crowdfunding Indiegogo, conta que decidiu criar uma política estrita na empresa que proíbe o uso de aparelhos eletrônicos em reuniões.
— Literalmente, a única eletricidade que usamos é uma lâmpada — revela o executivo, que também aplicou a regra ao seu quarto na hora de dormir.
Um estudo divulgado recentemente pela Microsoft, a maior fabricante de software para ambientes de trabalho, reconheceu que as novas tecnologias digitais podem tornar as empresas menos produtivas. Outro relatório realizado pelos pesquisadores do Facebook no ano passado constatou que pessoas que acompanham as postagens de amigos sentem-se pior depois.
— Demorou muito até descobrirmos como estabelecer limites — revela Joe Hewitt, que liderou os primeiros esforços do Facebook para colocar a rede social em celulares.
A busca no Google pelo termo “vício de smartphones” atingiu seu nível recorde em janeiro.
— Há uma crescente conscientização — explica Thomas Meyerhoffer, ex-designer industrial da Apple. — Todo mundo está falando sobre isso.
Para Jonas Kron, vice-presidente sênior da Trillium Asset Management, empresa investidora do Facebook, a própria indústria de tecnologia deve oferecer soluções para eliminar desconfortos que provoca:
— O setor de tecnologia está chegando ao ponto em que precisará colocar mais recursos para enfrentar as externalidades negativas de seus serviços.
Fonte: https://oglobo.globo.com