Ser mais produtivo no trabalho e realizar todas as atividades planejadas podem ser metas desafiadoras. Com a pandemia e o home office, a produtividade foi afetada: muitos não conseguem trabalhar e produzir o suficiente ou estão acumulando funções e trabalhando demais.
Encontrar o equilíbrio é fundamental para manter a saúde mental e ter um dia produtivo.
A boa notícia é que com pequenas mudanças no dia a dia já é possível manter o foco e mudar este cenário.
A seguir, veja 11 dicas para aumentar a produtividade:
PLANEJAMENTO
Organizar as atividades da semana é uma forma de manter a produtividade e dar conta das tarefas. Não fazer um planejamento contribui com a procrastinação, compromissos adiados, perda de prazos e dias mais caóticos. Vale a pena listar as tarefas do dia e definir prioridades.
FOQUE NAS TAREFAS MAIS IMPORTANTES
É comum que no começo do dia haja mais disposição para trabalhar. Por isso, a recomendação é iniciar o dia com as tarefas mais complexas. Saiba diferenciar o que é importante das atividades urgentes. Se for necessário, liste o que precisa fazer e o tempo estimado para concluir.
FAÇA PAUSAS
Realizar pequenas pausas durante o expediente ajuda a espairecer, melhora as ideias, descansa o corpo e a mente. Tudo isso contribui para diminuir o cansaço e manter o ritmo de trabalho ao longo do dia. Trabalhar longas horas ininterruptamente causa um desgaste físico e mental que afeta o desempenho e o foco.
TIRE UM COCHILO
Para quem está em Home Office e tem uma hora de almoço, vale a pena dormir alguns minutos. Já foi comprovado que essa atitude simples melhora a produtividade, pois descansar dá mais disposição e aumenta o foco, além de facilitar o aprendizado. O cochilo deve ser breve: cerca de 15 minutos.
FIQUE DE OLHO NA ALIMENTAÇÃO
O que você coloca no prato influencia a sua produtividade. É importante manter hábitos alimentares mais saudáveis, consumir frutas e vegetais regularmente e escolher alimentos de fácil digestão. Evite açúcar, sal e gorduras em excesso.
FAÇA ATIVIDADES FÍSICAS
Praticar exercícios regularmente aumenta a energia e melhora o bem-estar mental e físico. Quem se mantém ativo, amplia sua capacidade de memória, concentração e criatividade. Isso porque os exercícios liberam hormônios importantes para o funcionamento cerebral.
OUÇA MÚSICA
A sua playlist pode ser aliada da sua produtividade! Ouvir música melhora o humor, ajuda na concentração e diminui o estresse. Além disso, torna as tarefas repetitivas mais suportáveis. No entanto, é fundamental escolher uma música que não aumente a distração.
ALONGUE-SE
Durante as pausas no expediente, reserve alguns minutos para os alongamentos. Esses exercícios melhoram o fluxo sanguíneo, a capacidade cognitiva, a postura e reduzem o estresse físico e mental. Também diminuem as dores musculares.
DURMA BEM
A falta de sono é uma das responsáveis pela baixa produtividade no trabalho. Ter uma boa rotina de higiene do sono é o primeiro passo para dormir melhor. Por isso, é importante ter um horário para dormir, ficar longe dos aparelhos eletrônicos à noite e diminuir o ritmo antes de se deitar.
EVITE DISTRAÇÕES
Quantas vezes você checou suas mensagens de celular enquanto trabalhava? Apesar de ser útil em algumas tarefas, é importante estabelecer limites para não perder tempo em redes sociais ou conversas aleatórias. Se for preciso, desative as notificações temporariamente para se concentrar.
DIMINUA A CAFEÍNA
Exagerar na cafeína não aumenta a concentração ou resolve uma noite mal dormida. Vale destacar que o chá preto, o verde e os refrigerantes também apresentam a substância. O melhor é consumir com moderação, principalmente à noite.
Por Samantha Cerquetani | VivaBem UOL