A função de uma auditoria do projeto é determinar o status atual de um projeto. Auditorias ocorrem normalmente durante o ciclo de vida de um projeto, e seu resultado pode ser usado para influenciar a tomada de decisão do projeto.
O objetivo da auditoria do projeto é garantir que o projeto proporcione os resultados desejados, produzindo os produtos corretos com as restrições de qualidade, custo e tempo combinados. A auditoria deverá abranger a totalidade do projeto, incluindo as coisas que deveriam ter sido feitas, mas ainda não estão concluídas. A auditoria deve comparar o estado atual com o estado planejado no ponto de medição. Quaisquer desvios potenciais devem ser revistos e medidas adequadas planejadas.
Idealmente, o grupo de execução da auditoria deve ser externo ao projeto. Este ponto de vista independente é muito importante e o auditor deve ser emocionalmente desligado do projeto. Isso permite que o auditor reveja o projeto e as informações apresentadas sem distorções.
O papel do auditor é difícil, já que a obtenção de informações dos membros da equipe ligados ao projeto não é fácil. Um alto grau de inteligência emocional é necessário para construir as relações necessárias para obter as informações necessárias. Membros da equipe de auditoria devem:
Ter habilidades de especialista e generalista;
Ser aceito em todos os níveis da organização;
Possuir a competência técnica necessária para interpretar o projeto;
Ser bem-apessoado, articulado e analítico;
Ter desenvolvido habilidades de comunicação;
Ser independente;
Naturalmente curioso;
Compromissado com a realização de auditorias eficazes para dar suporte ao negócio.
A auditoria não deve ser um longo e prolongado exercício. Para entregar valor, a auditoria deve obter rapidamente as informações necessárias, interpretá-las fazer recomendações. Se um projeto está falhando, qualquer atraso para produzir uma ação corretiva apresenta mais risco para o projeto.
Eventos desencadeadores que resultam em uma auditoria que está sendo encomendada variam de projeto para projeto. Eles poderiam ser pré-planejados para ocorrerem em intervalos acordados ou ser comissionados se um projeto se afasta das tolerâncias definidas. Além disso, recomenda-se a criação de uma cultura que permita que o gerente de projeto ou patrocinador encomende uma auditoria se eles sentem que seja necessário. Outros stakeholders, tais como o cliente, poderão solicitar uma auditoria.
Uma auditoria não deve apenas informar sobre a situação atual, mas também deve, com base na evidência disponível, dar alguma previsão de desempenho futuro.
A auditoria deve ser formal, baseada em evidências e livre de julgamento subjetivo.
fonte: stakeholdernews.com.br - Autor: Mark Norman