5 Dicas para um Home Office mais produtivo
Devido às medidas de isolamento social adotadas para conter a disseminação do Coronavirus, a prática de Home Office, ou trabalho remoto, vai se tornando, cada vez mais, uma realidade que veio para ficar, e muitas empresas já anunciam que vão manter seus funcionários em Home Office mesmo após o fim das medidas restritivas. Empresas como Facebook, Nubank, XP e Google anunciaram que seus funcionários trabalharão de casa, pelo menos, até o final deste ano.
A prática do Home Office permite a liberdade para horários mais flexíveis, um convívio mais próximo com a família e a possibilidade de trabalhar do conforto do lar, sem a necessidade de desperdiçar horas no trânsito das grandes cidades.
No entanto, a adoção do Home Office também traz consigo diversos desafios, como a intervenção de filhos e familiares, acúmulo de horas extras e a falta de estrutura adequada para trabalhar de casa.
Para ajudar a minimizar os problemas que podem surgir com a prática do trabalho remoto, preparamos 5 DICAS para um Home Office mais produtivo e responsável:
1-Prepare seu ambiente.
Faça uma listagem de tudo que é necessário para executar o seu trabalho e procure deixar tudo facilmente acessível: computador ligado à internet, telefone, celular, câmera, microfone e produtos de papelaria (folhas para rascunho, caneta, lápis e borracha).
Encontre um ambiente adequado para estabelecer sua estação de trabalho, de preferência um local tranquilo. É importante estabelecer uma distinção entre seu local de trabalho e de descanso, não diríamos que é impossível ter seu home office no próprio quarto, mas com certeza, se puder tê-lo em outro lugar, é altamente recomendável!
O ideal é ter um cômodo específico, assim você cria um espaço próprio que deve ser respeitado pelos outros e evita distrações e interrupções, comuns em ambientes de grande circulação na casa.
2 – Ergonomia.
Certifique-se de que a sua estação de trabalho é ergonômica, ou seja, confortável e segura. Dê atenção ao uso de uma cadeira adequada, confortável para longos períodos, boa iluminação, e uma altura e posição adequada em relação ao monitor, mouse, e mesa. Com o decorrer tempo, sentar em posições incorretas, usar cadeiras inapropriadas, e má iluminação podem causar graves problemas de saúde. Segundo dados do Ministério do Trabalho, dor nas costas foi a principal causa de afastamento do trabalho por mais de 15 dias registrada no ano de 2017.
Levar em consideração a ergonomia pode ajudar a aumentar a produtividade e evitar esforços físicos e mentais desnecessários no trabalho.
3 - Disciplina.
Trabalhar de pijama, pantufas, na sua cama, pode parecer uma ótima ideia no começo, mas esses hábitos podem ter uma grande influência no seu comportamento e comprometer a seriedade do trabalho, mesmo que de forma inconsciente, enviando à mente a mensagem de que aquele é um momento de lazer ou descanso.
Indicamos vestir-se o mais próximo possível da forma como se vestiria em um dia de trabalho e em ambientes o mais próximos do ambiente do escritório.
4 – Faça pausas.
Quando você está no escritório, é comum, caminhar, pegar café, ou ir ao banheiro, de tempos em tempos. Pausas podem sim melhorar a produtividade durante o dia. Evite passar horas ininterruptas sentado com os olhos presos na tela do computador. Experimente fazer meditação, alongamento, ou simplesmente circular pela casa.
Agendar pequenas pausas durante o dia de trabalho pode ajudar a espairecer as ideias, descansar a vista e diminuir o cansaço mental.
5 – Estabeleça Horários.
Defina horários claros de começo e fim de trabalho, evite trabalhar muito mais horas do que trabalharia no escritório, ou fora do horário comercial. Uma pesquisa realizada pelo Linkedin, mostra que quase 70% dos entrevistados passaram a trabalhar mais horas por dia com a adoção do trabalho em home office iniciado durante a quarentena.
A falta de horários bem delimitados é uma das formas mais fáceis de perder o controle entre a vida pessoal e profissional, e pode prejudicar o rendimento no trabalho com o passar do tempo.
Ao fim do seu expediente, levante-se e deixe o seu espaço de trabalho, mesmo dentro de casa. É uma forma de indicar ao cérebro que a sua jornada terminou naquele dia.
#dicas #tips #homeoffice #homeofficelife