Home
A empresa
Sobre a Premiumbravo Clientes Trabalhe Conosco
Workshops
Workshops a programar
Serviços
Auditoria Independente Auditoria Interna (Outsourcing e Cosourcing) Auditoria de Sistemas em Crowdfunding de Investimentos Consultoria Tributária e Trabalhista Governança, Risco e Compliance – GRC Inventários Patrimoniais e de Estoque Corporate Finance
English
About us Services CEO
Blog
Podcast

Premiumbravo

Home
A empresa
Sobre a Premiumbravo Clientes Trabalhe Conosco
Workshops
Workshops a programar
Serviços
Auditoria Independente Auditoria Interna (Outsourcing e Cosourcing) Auditoria de Sistemas em Crowdfunding de Investimentos Consultoria Tributária e Trabalhista Governança, Risco e Compliance – GRC Inventários Patrimoniais e de Estoque Corporate Finance
English
About us Services CEO
Blog
Podcast
CVM_2.png

CVM lança Plano Bienal de Supervisão Baseada em Risco 2021-2022

Riscos associados ao mercado marginal ganham destaque no documento.

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) divulga hoje, 15/1/2021, o Plano Bienal de Supervisão Baseada em Risco (SBR) para o período 2021-2022, conforme estabelecido pela Resolução CMN 3.427.

“Para o Biênio 2021-2022, o sistema de Supervisão Baseada em Risco da CVM promove inovações de cunho metodológico e regulatório, a fim de permitir que a Autarquia desenvolva suas atividades de supervisão e fiscalização em um ambiente regulatório cada vez mais dinâmico e complexo”
— Marcelo Barbosa, presidente da CVM.

O plano destaca que, ao longo dos últimos dois anos, os eventos de risco associados ao mercado marginal ganharam relevância. Nesse período, o aumento do número de prestadores de serviços de gestão, intermediação e ofertas públicas de valores mobiliários sem o devido atendimento aos requisitos normativos passou a exigir especial atenção da Autarquia, o que motivou a previsão de tal risco como prioritário no âmbito do sistema de supervisão baseado em riscos da CVM para o biênio 2021-2022.

“Para enfrentar esses e outros desafios, a CVM promoveu algumas alterações no documento em relação ao plano anterior, com destaque para o estabelecimento de metas não apenas para volume de ações de supervisão, mas, sobretudo, para os níveis de risco ao final do próximo biênio. A forma como os riscos foram identificados e analisados também permitirá maior integração e coordenação das ações dos vários componentes organizacionais da CVM, o que deve aumentar a eficácia dos processos de supervisão e fiscalização da Autarquia”, comentou Daniel Valadão, superintendente de planejamento da CVM.

Novidade

No novo plano alguns aperfeiçoamentos são:

  • Maior foco em riscos considerados prioritários.

  • Maior objetividade no reporte, sem prejuízo do rigor técnico.

  • Estabelecimento de metas no biênio para níveis de risco e ações de supervisão.

Além disso, o documento apresenta o cenário de risco estimado, que revela:

  • Tendência de maior procura de ativos de risco pelos investidores, em busca de maior retorno, devido à queda da Selic.

  • Aumento de risco de crédito de ativos securitizados.

  • Emergência do mercado de dados alternativos como fonte de risco.

  • Uso crescente de tecnologia em serviços e ofertas no mercado de valores mobiliários traz novos riscos regulatórios para a CVM.

Os quatro principais riscos priorizados

  • Mercado marginal.

  • Informações relevantes não divulgadas ao mercado.

  • Transações com partes relacionadas

  • Testes de impairment e avaliação de ativos.

Mais informações

Acesse o Plano Bienal de Supervisão Baseada em Risco (SBR) 2021-2022.

Fonte: CVM

Newer:CVM orienta companhias sobre elaboração de demonstrações contábeisOlder:Novidades da Nova Lei de Licitações: Compliance obrigatório
PostedJanuary 15, 2021
AuthorPaulo Guará

A empresa | Clientes | Auditoria Interna | Auditoria de Sistemas | Gestão de Riscos

Premiumbravo Logo

Aviso Importante sobre a Marca Premiumbravo

A Premiumbravo Brasil informa que é titular da marca Premiumbravo, devidamente registrada junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
Os únicos domínios oficiais da Premiumbravo no Brasil e em Portugal são:

www.premiumbravo.com.br

www.premiumbravo.pt

Esclarecemos que o domínio www.premiumbravo.com não possui qualquer vínculo societário, operacional ou institucional com a Premiumbravo.
A Premiumbravo informa que está adotando as medidas legais cabíveis para coibir o uso indevido de sua marca, nos termos da legislação aplicável.
Em caso de dúvidas, recomenda-se que o contato seja realizado exclusivamente por meio dos canais oficiais disponíveis nos domínios acima indicados.
Esta comunicação tem caráter exclusivamente informativo, com o objetivo de evitar eventuais confusões junto a clientes, parceiros e ao público em geral.