Home
A empresa
Sobre a Premiumbravo Clientes Trabalhe Conosco
Workshops
Workshops a programar
Serviços
Auditoria Independente Auditoria Interna (Outsourcing e Cosourcing) Auditoria de Sistemas em Crowdfunding de Investimentos Consultoria Tributária e Trabalhista Governança, Risco e Compliance – GRC Inventários Patrimoniais e de Estoque Corporate Finance
English
About us Services CEO
Blog
Podcast

Premiumbravo

Home
A empresa
Sobre a Premiumbravo Clientes Trabalhe Conosco
Workshops
Workshops a programar
Serviços
Auditoria Independente Auditoria Interna (Outsourcing e Cosourcing) Auditoria de Sistemas em Crowdfunding de Investimentos Consultoria Tributária e Trabalhista Governança, Risco e Compliance – GRC Inventários Patrimoniais e de Estoque Corporate Finance
English
About us Services CEO
Blog
Podcast
Compliance+Obrigatorio.jpg

Novidades da Nova Lei de Licitações: Compliance obrigatório

Nova Lei de Licitações trará mudanças significativas com o Poder Público.

Prestes a receber a sansão Presidencial, a chamada Nova Lei de Licitações trará mudanças significativas na relação com o Poder Público no que tange a integridade.

Aprovado em 10 de dezembro do último ano (2020) pelo Senado Federal, o Projeto de Lei (PL) 4.253/2020, que cria a nova Lei de Licitações aguarda a sansão do Presidente Jair Bolsonaro para entrar em vigor.

Um avanço no caminho da integridade brasileira a nova Lei trará, caso sancionada, nos editais regras quanto a obrigatoriedade da implantação de programa de integridade pelo licitante vencedor, no prazo de 6 (seis) meses, contado da celebração do contrato.

Segundo a interpretação da Lei, diferente do que se observada por uma boa parte de empresas brasileiras que diziam ter seus programas de compliance, a nova Lei busca efetividade por parte dos programas.

O texto do art. 25 traz as regras, conforme regulamento que disporá sobre as medidas a serem adotadas, a forma de comprovação e as penalidades pelo seu descumprimento.

É fato que tal obrigatoriedade se dará para nas contratações de obras, serviços e fornecimentos de grande vulto mas sem dúvida trata-se de priorizar a ética e a integridade quando se trata de aplicar o dinheiro público.

Adicionalmente a nova Lei em caso de empate entre duas ou mais propostas, serão utilizados entre critérios de desempate, o desenvolvimento pelo licitante de programa de integridade, conforme orientações dos órgãos de controle.

E por fim, a Nova Lei, quando se trata de reabilitação do licitante ou contratado perante a própria autoridade que aplicou a penalidade será exigido como condição de reabilitação do licitante ou contratado, a implantação ou aperfeiçoamento de programa de integridade pelo responsável.

Desta forma percebe-se uma mudança importante para que sejam privilegiadas empresas éticas, íntegras e com respeito a boa governança.

Fonte: Portal Contábeis

Newer:CVM lança Plano Bienal de Supervisão Baseada em Risco 2021-2022Older:Como o Open Banking vai impactar o Mercado Financeiro?
PostedJanuary 11, 2021
AuthorPaulo Guará

A empresa | Clientes | Auditoria Interna | Auditoria de Sistemas | Gestão de Riscos

Premiumbravo Logo

Aviso Importante sobre a Marca Premiumbravo

A Premiumbravo Brasil informa que é titular da marca Premiumbravo, devidamente registrada junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
Os únicos domínios oficiais da Premiumbravo no Brasil e em Portugal são:

www.premiumbravo.com.br

www.premiumbravo.pt

Esclarecemos que o domínio www.premiumbravo.com não possui qualquer vínculo societário, operacional ou institucional com a Premiumbravo.
A Premiumbravo informa que está adotando as medidas legais cabíveis para coibir o uso indevido de sua marca, nos termos da legislação aplicável.
Em caso de dúvidas, recomenda-se que o contato seja realizado exclusivamente por meio dos canais oficiais disponíveis nos domínios acima indicados.
Esta comunicação tem caráter exclusivamente informativo, com o objetivo de evitar eventuais confusões junto a clientes, parceiros e ao público em geral.