No mundo empresarial, diferentes ferramentas e estratégias são utilizadas com o objetivo de trazer melhorias para os resultados e um time alinhado. A auditoria interna é uma delas. Trata-se de uma estratégia comum e avançada de corporações, independentemente do tamanho, que contribui para entender os processos de diferentes áreas e trazer dados para que a diretoria e demais gerências possam tomar decisões mais efetivas.
Pensando nisso, elaboramos este material para que você confira mais detalhes a respeito do que é a auditoria interna, quais são os seus diferenciais, objetivos e dicas para contratar uma empresa que seja consolidada no mercado para auxiliar nesse sentido. Confira!
O que é a auditoria interna?
Primeiro, é importante entender um pouco mais sobre o que se trata esse assunto. A auditoria interna é uma importante ferramenta para as empresas, pois ajuda a garantir a confiabilidade das informações financeiras e a identificar ameaças potenciais. Trata-se de um processo independente e sistemático de verificação das atividades financeiras e operacionais de uma organização, com o objetivo de fornecer informações úteis e confiáveis para a gestão.
Uma de suas principais funções é avaliar a eficácia do sistema de controle interno da empresa. Isso inclui a verificação da adequação das políticas e procedimentos financeiros e a precisão e integridade das demonstrações financeiras. A auditoria interna também pode ajudar a identificar problemas financeiros potenciais, como a necessidade de aumentar as reservas financeiras ou a necessidade de diversificar fontes de financiamento.
Quais os objetivos da auditoria interna?
Para um melhor entendimento sobre os objetivos da auditoria interna, precisamos pensar também no planejamento estratégico da empresa e nos objetivos de negócio. Suponhamos que uma organização que hoje alcança 500 mil de faturamento recorrente ao longo do trimestre deseja dobrar nos próximos 6 meses. No entanto, ao analisar as informações do primeiro mês, entendeu-se que os resultados estavam muito abaixo do esperado, especialmente para alcançar esse patamar.
Consequentemente, os planos de ação precisam ser revisitados. Mas por que esse valor não foi atingido? Quais são os gargalos existentes hoje que estão segurando o negócio de chegar a um resultado superior? Encontrar essas falhas e corrigi-las deve ser feito o quanto antes para que entenda qual é o setor que estão com processos defasados.
Normalmente, uma auditoria não é muito bem vista pelos colaboradores, por acreditarem que existe algo de errado e há uma desconfiança. Mas com uma boa comunicação que vá trazer exatamente os impactos positivos dessa estratégia, as pessoas compram a ideia e colaboram para entregar todas as informações necessárias para a conclusão do caso.
Quais os diferenciais da auditoria interna para uma empresa?
Agora, vamos conhecer alguns dos diferenciais de você contar com a auditoria interna nas empresas. Continue a leitura e tire suas dúvidas!
Prevenção de perdas
Essa é uma estratégia que pode, acima de tudo, contribuir para a prevenção de perdas, identificando problemas antes que eles se tornem críticos. Isso pode incluir questões envolvendo o fluxo de caixa ou de riscos de incumprimento de obrigações financeiras.
Tomar medidas para corrigir os danos
Com isso, pode auxiliar para garantir que a empresa tome medidas para corrigi-los antes que eles causem danos significativos. Por exemplo, se a auditoria interna identifica que a empresa tem uma alta exposição ao risco de inadimplência de clientes, poderá diversificar sua base de clientes ou aumentar suas reservas financeiras para lidar com possíveis perdas.
Dessa forma, a auditoria vai apontar qual é o plano de ação a ser seguido, bem como as prioridades. Normalmente, existem gargalos que precisam ser mitigados o quanto antes por oferecerem mais riscos. Sendo assim, eles estarão à frente desse processo, movimentando as equipes responsáveis e, ao final, com prazos para verificar os resultados que isso trouxe para o time e para a organização como um todo.
Contar com transparência financeira
A auditoria interna também pode contribuir para a transparência financeira, o que é crucial para garantir a confiança dos investidores e acionistas. A auditoria interna pode fornecer relatórios e recomendações para a gestão, que podem ser usados para melhorar a governança e a gestão de riscos.
Isso pode incluir a implementação de políticas e procedimentos para garantir a conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis, o que é importante para mitigar os riscos financeiros e garantir a estabilidade financeira da empresa.
Todo time de colaboradores espera que a organização seja clara a respeito das metas, desafios, objetivos a longo prazo etc. Com a auditoria, os processos estarão mais bem alinhados, o que permite uma apresentação mais concreta sobre o atual momento em que a empresa vive.
Identificar ameaças específicas
Ademais, a auditoria interna pode ajudar a identificar ameaças específicas, como fraudes financeiras. A auditoria interna pode usar técnicas de detecção de fraude, como análise de dados e testes de conformidade, para detectar indícios de fraude financeira. Isso é importante para evitar danos significativos às demonstrações financeiras e à reputação da empresa.
Mitigar ameaças financeiras
Portanto, a auditoria interna é uma ferramenta valiosa para ajudar as empresas a identificar e mitigar ameaças financeiras. A auditoria interna pode ajudar a avaliar o sistema de controle interno, identificar problemas financeiros potenciais, contribuir para a prevenção de perdas financeiras, garantir a transparência financeira e ajudar a garantir a conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis.
Como contratar uma empresa que realiza auditoria interna com eficiência?
Como vimos, trata-se de uma estratégia que está diretamente alinhada ao planejamento justamente por possibilitar o entendimento dos gargalos e aplicar mudanças. Para isso, contar com uma empresa que realmente faça sentido para o seu negócio deve ser uma prioridade, pois vai agir de forma isenta e profissional, proporcionando insights valiosos para que o seu negócio chegue mais longe. A seguir, trouxemos algumas dicas. Saiba mais!
Entenda se a empresa pesquisada é acreditada
O primeiro passo para contratar uma empresa de auditoria interna é verificar se ela é acreditada. O que isso significa na prática? Significa que a empresa foi avaliada por um órgão independente, que atestou sua capacidade de atender aos requisitos necessários para realizar auditorias em diferentes tipos de negócios. Esse processo garante a geração de dados confiáveis, com o objetivo de implementar melhorias e alcançar os resultados desejados a longo prazo.
Dessa forma, pode-se entender que a certificação é um peso a ser levado em consideração por demonstrar a eficiência da empresa e o seguimento exato de conformidade. Ou seja, segue com todos os padrões e regulamentos necessários para realizar essa atividade.
Busque indicações com empresas que já atuam no mercado
Busque recomendações de empresas que já passaram pelo processo de auditoria interna. Indicações de organizações confiáveis que alcançaram bons resultados com essa prática podem aumentar consideravelmente a sua confiança na hora de fechar um contrato. Faça perguntas objetivas, como o nível de entendimento sobre o processo, o suporte oferecido, o plano de ação adotado, os resultados obtidos após a auditoria, entre outros aspectos importantes.
Entender os serviços oferecidos pela auditoria
Assim como em qualquer outro serviço, é importante entender quais são as soluções oferecidas pela auditoria que vão trazer todos os ganhos apresentados mais acima.
Normalmente, o ideal é que a empresa analise o padrão de qualidade do seu negócio, verificando o que se considera uma entrega positiva e quais são os patamares desejáveis a serem alcançados. Além disso, deve avaliar todos os riscos que afetam sua empresa, já que as ações serão desenvolvidas justamente para mitigá-los e proteger o negócio contra ameaças.
Também é importante destacar que uma empresa de auditoria de qualidade deve apontar com precisão como as normas operacionais devem ser cumpridas. Além disso, ela deve mensurar e analisar os controles financeiros, contábeis e operacionais da organização, garantindo maior segurança e eficiência.
Experiência de mercado
Ao contratar qualquer colaborador para sua equipe, o primeiro passo é verificar se ele possui as competências e habilidades necessárias para a função, certo? Da mesma forma, ao contratar uma auditoria, é fundamental analisar a experiência de mercado que ela possui e os clientes que já foram atendidos. Assim, você aumenta as chances de contratar profissionais com ampla prática no setor, capazes de identificar com mais facilidade os gargalos da sua organização.
Solicite cases de sucesso, entenda como a empresa atuou em organizações semelhantes à sua e tire todas as dúvidas antes de fechar o contrato. Além disso, avalie como é o suporte oferecido, pois ele será crucial no início do projeto, especialmente para implementar as melhorias previstas no plano de ação.
A combinação de medidas de gestão de riscos e auditoria interna pode ajudar as organizações a identificar e mitigar ameaças financeiras e garantir a estabilidade financeira.
E então, o que achou de conhecer um pouco mais sobre a auditoria interna e os ganhos que ela traz para uma organização? Como vimos, trata-se de uma estratégia que trará impactos não apenas para a transparência, como também para alinhar os objetivos estratégicos do negócio às atividades operadas dia a dia.
Se você gostou deste material e tem algo a acrescentar, deixe seu comentário no post e compartilhe com a gente as experiências que já teve implementando um processo efetivo e com visão de longo prazo em seu negócio.